quinta-feira, abril 20, 2006

Contexto histórico: Skane (Skôna)

Tudo começou com o big bang, mas passando à frente:

Lund fica bem no coração da Skane (aqui diz-se skôna...) a região mais a sul da Suécia, e muito próxima de Malmo e Copenhaga, na Dinamarca.
De facto a Skane já foi em tempos território dinamarquês, até que em 1658 o rei sueco Karl X Gustav a conquistou definitivamente para os lados de Estocolmo. No entanto, o povo cá da terra não se identificou firmemente com o novo poder, sendo o facto mais notório a persistência da língua dinamarquesa (a bem dizer, não me parece que sejam muito diferentes... deve ser tipo Português e Espanhol).
Para tentar contrariar isto, o rei mandou fundar em 1666, a Universidade de Lund (na altura a segunda universidade do país, a seguir a Uppsala). As aulas só poderiam ser dadas em sueco ou latim, e a partir deste ponto os "Skonos" que queriam estudar foram forçados a falar sueco. No entanto, ainda hoje, as pessoas de cá são encaradas pelas do norte como "alentejanos" em Portugal, devido ao sotaque com tendência dinamarquesa.
Lund, é considerada a maior universidade da Suécia, quer a nível de ensino quer a nível de investigação, tendo apenas sido ultrapassada no número de estudantes há muito pouco tempo pela Universidade de Estocolmo, a capital.

1 Comments:

At 5:13 da manhã, Blogger Faquir Hemofílico said...

Curioso, ia-te perguntar isso tudo depois de saber o seguinte:
Então e a grega???

 

Enviar um comentário

<< Home