quinta-feira, abril 20, 2006

Lund

Tal com já tinha referido, Lund é uma cidade essencialmente universitária. 30 % da população são estudantes, e toda a cidade gira à volta da universidade. No entanto, a vida aqui não parece, a priori, muito agitada! As zonas habitacionais são pura e simplesmente habitacionais. Mais nada. Nem um simples café tenho aqui a beira da minha casa. Felizmente, a cidade é pequena, e num pulinho de bicicleta estou no centro que é muito mais interessante.
O centro é muito típico, com muita história, e algum movimento. É constituído essencialmente por comércio, cafés e pubs. Os pubs são bastante interessantes, mas mais uma vez existe o problema de uma cerveja custar à volta de 5 euros.... Os monumentos históricos também são abundantes, como a catedral (umas das mais importantes da escandinávia), o edifício central da universidade, a casa do rei, etc.
A noite de cá, excluindo os pubs, reduz-se a meia dúzia de locais (como o Basilika e o Hercules (este último não recomendo muito...)), e às nations. As nations são as residências universitárias dos estudantes suecos, e quase todos os dias existe uma festa numa nation diferente. Uma coisa de boa em relação às nations é que quem não for estudante não entra. A entrada é rigorosamente controlada, até porque o álcool é ligeiramente mais barato. O problema, é que ainda não me dei ao trabalho de pedir um certificado de estudante no kemicentrum (centro de química), e por isso ainda não posso entrar para dizer como é...

Bem, acho que não me falta dizer muito mais acerca de Lund... é uma cidade pequena!

Beijos e abraços.