segunda-feira, fevereiro 11, 2008

susto... e Anjo da Guarda

Como sabem, na passada 4ª feira fui a Trondheim, Noruega, e regressei na 5a (7 de Fevereiro).

Tudo correu bem, à excepção do voo de regresso. Tivemos um problema no avião. O voo foi cancelado, e em vez de virmos directamente para Copenhaga (chegaríamos às 7h da tarde), tivemos que fazer escala em Oslo, o que fez com que chegássemos à 1h30 da manhã!

Quem me conhece sabe que em termos religiosos sou agnóstico (ou seja, tenho muitas dúvidas em relação à religião, sem chegar à conclusão acredito/não acredito). No entanto, a minha educação é católica, e adquiri alguns hábitos, dos quais não me consigo desligar completamente, pq não me sinto bem. Estes hábitos são: Benzer-me sempre antes de me deitar, e rezar pelo menos um minuto! (antes de adormecer). Pode parecer um contra-senso, alguém agnóstico fazer isso, mas como vos disse, fui habituado desde pequeno, e não me sinto bem se não o fizer.

Também, sempre que voo de avião, tenho por hábito (a não ser que adormeça primeiro), rezar um pouco na descolagem e aterragem.

Ora, o que aconteceu foi algo muito esquisito na 5ª feira. E embora eu mesmo não esteja convencido da relação entre os dois acontecimentos, não me sinto bem com a minha consciência, se não relatar o que aconteceu.

O que aconteceu foi que, como previsto, às 17h35m, 7 de Fevereiro, embarcamos no avião (voo SK 3176) . O avião foi para a pista, como previsto, e após um compasso de espera (normal), iniciou o processo de descolagem, com velocidade a fundo. Passados poucos segundos, lembrei-me de começar a rezar o habitual "Anjo da Guarda", e não vos consigo garantir, mas quase simultaneamente, o avião começou a travar e a reduzir a velocidade. De novo em marcha lenta, o avião deslocou-se para a porta de embarque, e o comandante comunicou-nos que tinham detectado um problema qualquer, e que tínhamos que aguardar na porta de embarque.

Desembarcamos novamente, e ao fim de meia-hora, houve novo anúncio, dizendo que o voo foi cancelado, e o resto da história, vocês já sabem.

O que eu acho muito estranho em toda esta história, é que normalmente, se existir algum problema no avião, das duas uma: i) o erro é detectado antes da descolagem, e o pessoal nem sequer embarca, ou ii) o problema é detectado em pleno voo, e aí, temos azar!

Nunca tinha ouvido falar de problemas que se detectam durante aqueles 30 segundos que demora a descolagem.

Mais: provavelmente não conhecem, mas no aeroporto de Trondheim, a pista de descolagem acaba na água do fiorde.... (ou melhor, mistura de água e gelo, nesta altura do ano). Mais uns segundos mais, e o avião poderia não conseguir travar a tempo, e ir à água!

Ou seja, se o avião começasse a travar mais tarde, estávamos feitos.... e se não tivesse detectado o problema a tempo, levantaríamos voo, e aí também estávamos feitos!

Mais uma vez, eu sou o primeiro a ser muito céptico em relação a tudo isto. E duvido seriamente que o problema tenha sido detectado por obra divina. Mas é inegável o timing em que tudo aconteceu: Eu começo a rezar ao Anjo da Guarda, e o avião quase simultaneamente começa a travar.... O mais provável, e eu sou o primeiro a dizê-lo, é que foi uma coincidência incrível, com muita sorte para o nosso lado. No entanto, não me sentiria bem comigo mesmo se não partilhasse isto convosco.

Tirem as vossas conclusões!

Abaixo segue uma foto do aeroporto de Trondheim. Reparem como a pista acaba subitamente na água!


2 Comments:

At 8:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jovem isso não existe, um agnostico que reza. Ou es agonostico ou acreditas em Deus. Como rezas não es agnostico

 
At 3:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que de certa forma revela a natureza agnóstica... da incerteza...

E depois há parte da educação com que crescemos... no meu caso.. católica.

Tens razão, pois conceptualmente um agnóstico não deveria rezar. Mas o ser humano é um ser complicado!

Cumprimentos, e comenta à vontade!

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home