segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Trondheim

Bem, passado o susto, resta referir que Trondheim é muito bonito, e parece ser uma cidade interessante.

Geograficamente, a cidade fica a aproximadamente 3000 km do Polo Norte. Nunca tinha estado tão próximo... e duvido que alguma vez venha a estar mais próximo que isso.

No que diz respeito à conferência, foi bastante agradável, e correu tudo bem. A conferência era pequena (aproximadamente 50 pessoas), e o ponto alto foi o jantar no hotel Augustine. O jantar custou cerca de 50 euros (sem bebidas incluídas), e foi pago pelos patrocinadores da conferência... É mesmo cara a Noruega!!!

No que me diz respeito, e apesar de no total já ter mais de 9 meses na Suécia, nunca tinha visto uma cidade branqueada pela neve! Muito bonito mesmo. As tuas e os muitos jardins todos branquinhos, e como panorama de fundo, as montanhas e o fiorde! Para não falar do rio a serpentear também pelo meio da cidade, que dava um toque ainda mais fantástico.

Apesar de tudo muito bonito, a maioria dos passeios para peões estavam gelados, e tínhamos que andar com muito cuidado, para não escorregar e partir uma perna... devo confessar que na quinta feira, eu e um colega estávamos atrasados para a conferência, e decidimos cortar caminho para chegar mais rápido à faculdade. A faculdade fica em cima de uma pequena colina, e nós decidimos escala-la pelo meio da neve. Bem... devo dizer-vos que foi uma aventura. Estávamos mesmo a ver que não íamos conseguir chegar lá cima inteiros. Ainda por cima, estávamos num ponto sem retorno, pois desistir e ir para baixo era ainda mais difícil. Felizmente, lá nos concentramos, e conseguimos encontrar o melhor caminho por entre a neve, evitando o gelo. A mesma sorte não teve um norueguês que ia à nossa frente, e deu bastantes tombos pelos meio.

Bem, chega de paleio e vamos lá às fotos:

O rio a serpentear por entre a cidade, com montes de casas construídas nas margens.


A catedral de Trondheim. Penso que é a maior dos países Nórdicos. Mas menos importante que a catedra de Lund, que é mais antiga.


Vista do campus universitário. Ao fundo da cidade está o fiorde, rodeado por montanhas cobertas de neve.



Vista do fiorde, a caminho do aeroporto.