domingo, junho 25, 2006

Helsínquia e Tallin - Parte II

Chegados a Helsínquia, a ideia com que ficamos da cidade foi muito boa! Claro que em grandiosidade não é comparável a Estocolmo, mas é uma cidade muito agradável e airosa, com pessoas muito simpáticas também. Por sorte, chegamos numa espécie de dia nacional, e apesar de ser numa 2a feira, estava toda a gente na rua a divertir-se, o que tornou a coisa ainda mais interessante!

Andámos a vaguear pela cidade até encontrarmos a pousada, depois descansamos um pouco, pq estávamos completamente destruídos, voltamos para o centro, fomos dar uma volta de barco pelo arquipélago de Helsínquia, voltámos, fomos para uma pracita sentarmo-nos na relvita, como os restantes "Helsínquios", fomos jantar kebab (que é mais barato), e fomos para um barzito simpático com uma banda de covers a tocar. Depois, voltar a encontrar a pousada foi um problema, porque Helsínquia é um pouco labiríntica. Andámos mais de uma hora às voltas a pé!!! No dia seguinte, távamos tão cansados que nem ouvimos o despertador.... A sorte foi que o Octávio acordou por instinto, e lá chegamos a tempo de apanhar o barco para Tallin!

A viagem para Tallin correu bem. Foram 3 horitas de viagem, e foram passadas basicamente a tentar dormir!

Chegados a Tallin, não tínhamos nada marcado porque tava tudo esgotado (porque nesse dia havia um concerto dos Metallica na cidade). O problema é que as nossas viagens de avião já estavam marcadas a partir de Tallin, por isso tínhamos mesmo de ir.

Depois de vaguearmos pelas alegres e coloridas ruas medievais de Tallin, já estávamos mentalizados para dormirmos na estação de comboio, ou aeroporto, ou coisa do género, lol.
Por sorte, arranjámos uma espécie de pousadas "não oficial" baratinha e muito simpática. Era quase como uma espécie de república, mantida por pessoal jovem, que também estão de passagem. Mas foi muito fixe mesmo, conhecemos lá pessoal porreiro.
Mas falando de Tallin novamente, a cidade é mesmo espectacular, muito fixe mesmo. Todos ficamos surpreendidos, porque não estávamos à espera de nada de especial!
Para começar, o centro da cidade é medieval! Ruitas pequeninas, estreitinhas, e aos zig-zags, com casitas coloridas de um lado e outro, que dão um efeito espectacular. Também com barzitos espectaculares, e muita animação nas ruas. Também têm alguns monumentos interessantes, como uma igreja ortodoxa, etc. Foi pena que só lá estivemos um dia... Mas quem sabe se lá voltámos??
A volta disto, existe uma muralha que isola o centro histórico da cidade moderna, também muito fixe.
No dia seguinte, lá voltámos cada um para seu lado. Eu para Copenhaga, e os outros para o Porto, via Londres.

Cumprimentos e até à próxima!!


Centro, e porto turístico de Helsínquia


A catedral ortodoxa de Helsínquia, a maior da Europa ocidental


Na viagem de barco... Uma ilha típica de Helsínquia


A cidade vista do mar


A grande catedral de Helsínquia, construída no ponto mais alto da cidade. Como era um dia nacional, estava a haver um concerto, e esta gente toda que está sentada nas escadas estavam lá a assistir.


À entrada para a cidade medieval de Tallin


Uma tua típica de Tallin, com as casitas típicas e o povo típico :P


O metaleiro com umas vendedoras da idade média


No "Hell Hunt", o pub mais antigo da Estónia... fundado em 1993! Pouco depois da independência da URSS. Eu e o Octávio a assistir ao Brasil-Croácia.

1 Comments:

At 10:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo... preciso de uma ajudinha.
O barco de estocolmo para helsinkia... qto tempo demora? Preço da viagem ida e volta sabes?
Se possivel manda um mail para pinko@netcabo.pt

Obrigado.
Marco

 

Enviar um comentário

<< Home