domingo, junho 25, 2006

Dias 23 e 24 de Junho - Os dias mais suecos

Esta última 6a e sábado foram os meus dias mais suecos, passo a explicar:


Dia 23 foi o midsummer, supostamente o dia mais longo do ano! Aqui em Lund, a latitude não é tão elevada como outras regiões da Suécia, mas mesmo assim, é perfeitamente visível que nunca chega a ser completamente noite, mas sim um lusco-fusco muito intenso!!
Neste dia, celebra-se por toda a Suécia, uma festa com origens pagãs, anteriores à inserção do Cristianismo na Escandinávia. Neste dia, coloca-se um "pau ao alto" (que, pelo que percebi, tem a forma de uma cruz, mas simboliza a fertilidade) e então, depois o pessoal começa a dançar em rodas à volta do pau!
Nós como bons estrangeiros, quisemos participar, e foi muito porreiro. As músicas eram de folclore tradicional sueco, e as coreografias eram hilariantes!
Mais tarde, fizemos um xurrasco em casa de um amigo sueco, e como entrada, comemos o tradicional arenque (penso que cru, com um molho adocicado). Não foi grande coisa, mas prontos, ficou a intenção! Digamos que as espetadas de carne, salsicha e pimento, mas ao estilo tuga, estavam bem melhores.
Depois ainda deu tempo para ir para um parque aqui à beira, num montezito (o ponto mais alto de Lund, do qual já postei umas fotos), e fizemos uma fogueira, e ficamos lá mais umas horitas a contemplar o maravilhoso céu azul!

No dia seguinte, sofremos como qualquer sueco, no embate contra a Alemanha (que diga-se de passagem, às vezes parecia ser levada ao colo, como a Coreia)
Fomos para uma esplanada ver o jogo, e o pessoal tava todo a vibrar, com as camisolas da selecção, e à espera de um possível bom resultado. Mas prontos, não foi dia para celebrar, se não, seria o fim do mundo!

Esperemos que hoje seja um dia melhor, eheheheheheh!
Como bons tugas, vamos ver o jogo todos juntos, com mais umas holandesas. Espero sermos nós a festejar ;) Mas não se antevêem facilidades


O pessoal à volta do páu, antes de começar as danças


Nós à beira do pau, depois de acabarem as danças


No xurrasko


O pessoal no xurrasco. Este individuo aqui à frente é o meu homónimo, eheheheh